Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mais de 30 carros são roubados por dia no DF

    Publicado por Justilex
    há 15 anos

    O número de furtos e roubos de veículos registrados no Distrito Federal este ano está 20% maior do que no mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), em janeiro deste ano a média foi de 29 ocorrências por dia, contra 25,29 no mesmo mês em 2008. Já em fevereiro de 2009, a média ficou em 30,39. No mesmo período do ano anterior, o número foi de 25,24 por dia.

    De acordo com o delegado-chefe da DRFV, Moisés Martins, o aumento dos roubos de carros está diretamente ligado ao crescimento dos casos de sequestros relâmpago na cidade. "Esse dado, consequentemente, é calculado junto com os casos de furtos e roubos de carros, o que acaba elevando os números. Os veículos são levados junto com as vítimas, mas logo depois são abandonados", explica.

    Os casos de furto, nos quais os carros são levados pelos bandidos sem abordagem de vítimas, são maioria e ocorrem principalmente na Asa sul. Já os de roubo, em que há violência ou ameaça, representaram em fevereiro 29,73% dos casos de sumiço de carros no DF.

    Áreas de risco

    As cidades com maior incidência do crime são Ceilândia, seguida por Taguatinga, Samambaia e Plano Piloto. E todo cuidado é pouco. O delegado-chefe da 15ª DP, em Ceilândia, Adval de Matos, diz que os motoristas devem ficar atentos. "Eles não podem se esquecer de fechar os vidros e não deixar nada de valor à vista dos criminosos. Em Ceilândia, a quantidade de furtos é bem superior a de roubos, por isso não se deve estacionar em lugares ermos", diz.

    O engenheiro mecânico Pedro Henrique dos Anjos faz parte das estatísticas da Polícia. No último sábado (14/03), seu Del-Rey foi levado do estacionamento do prédio em que mora no Cruzeiro. "Acordei por volta das 11h e não vi o carro da janela. Desci, procurei por todo lugar e não encontrei. Quando vi as duas chaves em casa, percebi que realmente havia sido roubado", afirmou.

    O antigo carro era visto como veículo de estimação e não como principal meio de transporte de Pedro. Ainda assim, ele diz que vai sentir falta. "Andar de ônibus é complicado em Brasília, as coisas estão mais corridas agora", lamenta.

    De acordo com dados da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, cerca de 65% dos carros roubados no Distrito Federal são recuperados. O delegado Adval de Matos explica o número: "Normalmente levam os carros para retirar acessórios como o som e o estepe, às vezes até o utilizam para praticar alguns crimes mas logo abandonam o veículo", diz.

    Fonte: Correio Braziliense

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações336
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-de-30-carros-sao-roubados-por-dia-no-df/957278

    Informações relacionadas

    Rodrigo Xavier, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Mapa da violência do Distrito Federal revela o óbvio: Miséria + ausência de Estado = homicídios

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)