Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diligência flagra menores na lavoura de cana em Ouro Verde (SP)

    Publicado por Justilex
    há 18 anos

    Uma diligência composta por Procuradores do Trabalho e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou na última quarta-feira (20/09), cortadores de cana em condições degradantes em lavouras de cana crua na fazenda São José, município de Ouro Verde.Durante a operação, verificou-se que os cortadores de cana estavam sem registro em carteira, sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sem abrigo para refeições, sem água potável e fresca, sem sanitários e com menores, mulheres e idosos sendo transportados por veículos sem condições de segurança.Segundo declarações do proprietário da fazenda, Hélio Fronha, os trabalhadores estavam colhendo a cana para a usina Caeté, de Paulicéia, com escritório em Dracena, onde a empresa foi autuada por 12 irregularidades, entre elas algumas reincidentes da última fiscalização realizada em agosto, quando foram aplicadas oito multas.Os Procuradores do Trabalho Luis Henrique Rafael e José Fernando Ruiz Maturana da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, e os auditores fiscais da Subdelegacia do Trabalho de Presidente Prudente, foram à região para investigar uma greve de cortadores da Usina Dracena, quando depararam com as irregularidades nesta lavoura.Segundo o Procurador do Trabalho Luis Henrique Rafael, os fatos servirão para fundamentar uma Ação Civil Pública contra a usina. “O corte de cana crua expõe os trabalhadores sem equipamentos a riscos de acidentes, como cortes nas mãos e pés e picadas de cobras, e a ausência de registro os impossibilita de ter assistência médica adequada”, salientou o Procurador. Além dos menores, havia mulheres adolescentes e idosos trabalhando em péssimas condições. “O trabalho de menores é uma das mais graves situações de irregularidade na atividade”, destacou o Procurador Maturana.A Polícia Militar foi acionada para interditar os ônibus. A greve da usina Dracena foi deflagrada porque os trabalhadores não concordam com acordo coletivo firmado pelo sindicato, mas foi suspensa porque a usina apresentou propostas que ainda serão alvo de deliberação da categoria, segundo a sindicalista Luciana Nunes de Sousa, da Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp).

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diligencia-flagra-menores-na-lavoura-de-cana-em-ouro-verde-sp/12824

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)