Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Condenado por tráfico de drogas consegue substituição de pena

    Publicado por Justilex
    há 17 anos

    Por decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), foi deferido o Habeas Corpus (HC) 88879 , em que Júlio Ferro Soares, condenado a três anos de reclusão por tráfico de drogas, pedia o restabelecimento da substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, conforme acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

    O habeas foi impetrado contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, ao julgar recurso especial interposto pelo Ministério Público do estado, determinou que a pena fosse cumprida em regime prisional integralmente fechado.

    Consta nos autos que após ser condenado por tráfico de drogas (artigo 12 da Lei 6.368 /76), a defesa apelou ao TJ-RJ, pedindo que a conduta fosse alterada para 'porte de drogas para usopróprio' (artigo 16 da mesma lei). O TJ-RJ proveu parcialmente o recurso, substituindo a pena privativa de liberdade para duas restritivas de direitos, e determinou a expedição do alvará de soltura em favor de Júlio Soares.

    No HC, a defesa sustenta queo réupreenche todos os requisitos necessários à substituição da pena, previstos no Código Penal , “consistindo em verdadeiro direito subjetivo do paciente”.

    Decisão

    O relator, ministro Ricardo Lewandowski, disse que o plenário do Supremo, ao julgar o HC 82959 , declarou a inconstitucionalidade do parágrafo 1º, artigo da Lei 8.072 /90, tornando possível a progressão de regime aos condenados pela prática de crimes hediondos.

    Lembrou também que, na análise do HC 85894 , o STF destacou que a violência ou grave ameaça à pessoa, que poderiam impedir a substituição da pena (artigo 44 , I , do Código Penal), não são elementos integrantes do crime de tráfico ilícito de entorpecentes.

    Dessa forma, Lewandowski votou pelo deferimento da ordem de habeas e para restabelecer a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, desde que preenchidos os requisitos legais. A decisão da Primeira Turma foi unânime, seguindo o voto do relator.

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-por-trafico-de-drogas-consegue-substituicao-de-pena/12179

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)