Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jornada acima de seis horas dá intervalo de uma hora

    Publicado por Justilex
    há 14 anos

    Empregado com jornada acima de seis horas tem direito a intervalo de uma hora. O entendimento é da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que concedeu a um técnico de enfermagem o pagamento, com adicional de 50%, dos intervalos de uma hora não usufruídos nas jornadas acima de seis horas.

    O relator do recurso, ministro Barros Levenhagen, entendeu que independentemente da jornada legal de seis horas, como o trabalho ultrapassava esse limite, o funcionário tem direito ao intervalo de uma hora, como prevê o artigo 71 da CLT. Ficou decidido que além dos 50% adicionais no pagamento das horas trabalhadas a mais, o funcionário deve receber, também com adicional de 50%, o pagamento referente aos intervalos não usufruídos.

    Após ser dispensado em 2004, o técnico ajuizou ação para receber o pagamento, com adicional de 50%, sobre as horas trabalhadas além da jornada de seis horas e os intervalos de uma hora que não fazia nos turnos de 12 horas seguidas.

    Ele trabalhou para o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre (RS), no regime de seis horas e em jornada dobrada, de 12 horas. Depois de sua dispensa, ajuizou ação para receber pagamento, com adicional de 50% das horas trabalhadas além das seis horas e do intervalo de uma hora não usufruído nos dias em que fazia regime dobrado.

    A 26ª Vara do Trabalho de Porto Alegre reconheceu as horas extraordinárias além da sexta. No entanto, quanto ao intervalo, concedeu somente 15 minutos, pagos com o adicional de 50%.

    O técnico recorreu ao TRT-RS, que manteve a sentença. O trabalhador, então, tentou reformar a decisão no TST. Conseguiu. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior do Trabalho.

    Fonte: Consultor Jurídico

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornada-acima-de-seis-horas-da-intervalo-de-uma-hora/2057710

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)