Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Impunidade

    Publicado por Justilex
    há 14 anos

    O promotor Luiz Henrique Dal Poz, responsável pelo caso do médico Roger Abdelmassih, vê com preocupação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de libertar o médico acusado de 56 crimes sexuais a clientes de sua clínica, em São Paulo, e considera a continuidade da prisão do médico "extremamente necessária".

    Roger Abdelmassih deixou o 40º Distrito Policial, na Vila Santa Maria, na Zona Norte de São Paulo, no fim da manhã quinta-feira (24), após habeas corpus concedido pelo STF revogando a prisão preventiva do médico. Preso desde agosto, ele deixou a delegacia sem falar com a imprensa.

    Segundo o promotor, os motivos para manter o médico preso foram apresentados pelo Ministério Público há quatro meses e que Abdelmassih apresenta risco eminente às vítimas e testemunhas. "Tanto que algumas só se apresentaram à Justiça após a sua segregação, porque se sentiam minimamente seguras", alegou.

    O promotor também afirmou que há risco de fuga do acusado e acredita que, se o STF tivesse acesso a todas as informações do processo, e não só as apresentadas pela defesa, a decisão de libertar o médico não teria ocorrido. "Nos autos há outras informações que apresentam a periculosidade do réu, os riscos às pessoas do processo e o risco eminente de fuga", disse ele.

    Poz garante que a libertação Abdelmassih não tem nenhum reflexo em relação ao andamento do processo-crime. O Ministério Público pede indenização às vítimas e que a clínica de reprodução do médico cumpra as medidas de proteção ao consumidor.

    O promotor vai aguardar a decisão final do Supremo Tribunal Federal, com o julgamento do mérito do habeas corpus, que deve ocorrer em fevereiro.

    Defesa

    Os advogados de Abdelmassih alegaram à Justiça que não há indícios concretos de que a liberdade dele seja uma ameaça à ordem pública. Segundo a defesa, o médico é réu primário, tem bons antecedentes e residência fixa, além de ser um profissional renomado e de reputação ilibada.

    De acordo com o advogado José Luís Oliveira Lima, que defende o médico, Abdelmassih iria passar o Natal e o fim de ano com seus familiares em sua casa em São Paulo. O advogado disse que o objetivo é que ele responda ao processo em liberdade.

    Acusações

    Apesar de responder a 56 acusações de crimes sexuais, a delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, Celi Paulino Carlota, disse que 65 mulheres procuraram a Polícia Civil afirmando terem sido vítimas de Roger Abdelmassih. Segundo a delegada, após a prisão de Abdelmassih, mais quatro mulheres procuraram a polícia afirmando terem sido vítimas do médico. O advogado José Luís de Oliveira Lima nega todas as acusações contra o médico.

    O médico também é investigado por suposta manipulação genética. Ele foi indiciado em junho pela Polícia Civil, sob suspeita de estupro e atentado violento ao pudor.

    Roger Abdelmassih teve o registro da profissão suspenso por tempo indeterminado em setembro. A medida foi tomada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) após reunião com os integrantes do órgão. O Cremesp abriu 51 processos ético-profissionais contra o profissional.

    Fonte: jusbrasil

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impunidade/2044273

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)